quarta-feira, 25 de julho de 2018

PERSONAGENS

Existe um conflito?
Existe um tema?
É sobre algo que se pode exprimir através de uma afirmação conhecida da sabedoria popular como "quem vê cara não vê coração", "o amor é capaz de tudo", "cavalo dado não se olha os dentes", "Deus não dá asa a cobra"?
A história é apresentada como uma série de amplos movimentos e ações, permitindo à audiência se orientar e acompanhar o ritmo da narrativa?
Ela conduz os espectadoresa algum lugar onde nunca estiveram, ou lhes faz ver lugares familiares de um modo diferente?
Os personagens têm histórias de fundo relevantes, motivações plausíveis para torná-los narráveis ao público?
Eles conseguem transmitir estágios realísticos de reação e crescimento emocionais?
A meta do primeiro ato do herói, por exemplo, pode ser encontrar um tesouro, mas, após encontrar uma eventual amante ao cruzar o primeiro limiar, pode passar a ser a de perseguir esse amor. Se a provação no ponto intermediário for o vilão capturando o herói e sua amada, a meta no próximo movimento poderá ser a tentativa de escapar. E se o vilão matar a amada no caminho de volta, o novo objetivo do movimento final poderá ser a vingança.
O objetivo original também pode ser alcançado, ou pode haver alguma meta mais ampla (aprender a autoconfiança ou acertar as contas com fracassos do passado, por exemplo) que continua presente em todos os movimentos, enquanto o herói persegue metas superficiais variáveis.

---
Alívio cômico: bobos, idiotas e corvos.
Bobo (cara malhada), idiota (Rodo), (Benjamin "o benjey" em "o som e a fúria" de William Faulkner)

----
Títulos de livro: "Por quem os sinos dobram" (ou baseados em ditados populares: "Quem olhou os dentes do cavalo?" - cavalo dado não se olha os dentes. "Remédios inúteis para mordidas de serpentes não encantadas" - Se a cobra morder antes de estar encantada remédio algum há para o encantador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundos Fantásticos

Como criar histórias de Ficção científica, fantasia e terror. --- Teoria Literária Escrita Criativa --- Fundamentação teórica para o li...